quinta-feira, 27 de março de 2014

O autor na rede

Por: Cleber Benvindo

Mundo do Sítio

            Conhecer a história do autor de um livro pode ser muito interessante e divertido. A internet facilita o acesso a sites que divulgam essas informações de forma gratuita.

            Monteiro Lobato, autor do livro Sítio do Pica Pau Amarelo, que já foi adaptado para a televisão e até desenho animado, por exemplo, foi um intelectual brasileiro que colaborou com a sociedade de sua época, para se ter um ideia foi o primeiro a dizer que o Brasil possuía reservas de petróleo, um dos produtos mais importantes da modernidade, conhecido popularmente como “ouro negro” e chegou a cavar diversos poços em busca desse tesouro, foi até considerado louco e ser preso, mas sem dúvida era um gênio e sua opinião mesmo que não totalmente certa, não deixou de se confirmar na atualidade.

            Tiago Trevisan, 21, é autor do livro infanto-juvenil O Castelo de Workforeh, publicado em 2010 no Primeiro Salão do Livro de Presidente Prudente, para ele “Entender melhor o livro, pois o autor sempre utiliza as suas experiências no livro, e as histórias ficam mais realistas e emocionantes”. Ainda segundo ele “A internet facilita o acesso ao autor.” Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o livro acesse: http://www.facebook.com/pages/O-Castelo-Workforeh/212617222081847?fref=ts.

            Outra autora conhecida no mundo infantil é Ruth Rocha, que possui até mesmo um site em seu nome que você pode acessar: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/, se você não tem acesso a internet não tem problema, o Centro Cultural Matarazzo possui um Programa chamado Acessa São Paulo, que oferece internet gratuita a todos os interessados, além de ser ótimo programa em família, lá tem também uma biblioteca, onde depois de conhecer um pouquinho da história do autor você pode começar a “devorar” as histórias que você achar mais interessante conhecer.

O Centro Cultural Matarazzo, funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h e nos sábados, das 8h às 12h.
O Programa fica localizado na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César, na rua rua Quintino Bocaiúva, 749 na Vila Marcondes em Presidente Prudente. É só levar o RG, Comprovante de Residência para o cadastro.
Para mais informações você pode ligar no telefone (18) 3226-3399.

*Matéria publicada no Jornal Laboratório “Quebra Cabeça” da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente-SP(Facopp). O jornal era direcionado às crianças.

Quem quer passar no vestibular de importantes faculdades tem que se preparar para estar à frente dos que só vão pensar nisso quando voltar ...